ConstruDicas – Fundação

31 de julho de 2023

Qual a importância da fundação para a estabilidade de uma construção?

Após o solo estar terraplanado, a próxima etapa da construção é fazer a fundação – estrutura responsável por absorver as cargas emitidas pela edificação e distribuí-las ao solo.

Para que a obra permaneça no lugar, sem rupturas e sem sofrer instabilidade é preciso de um bom alicerce e, esse é o papel das fundações. Por isso, devem ter resistência apropriada para suportar todas as tensões que a construção possa vir a sofrer. Existem diferentes tipos de fundações. Mas, para que a fundação de uma obra seja realmente eficaz, a etapa anterior: terraplanagem, deve ter sido bem feita, pois o solo precisa estar em ótimas condições, apresentando resistência e rigidez adequadas para não sofrer rupturas ou deformações que possam vir a comprometer a estrutura.

Existem basicamente dois tipos de fundações, as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010. Para determinar qual tipo de fundação será utilizada em uma obra, é feita a análise dos esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações.

Nas fundações superficiais, a carga é transmitida ao terreno, principalmente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação. A escavação tem profundidade inferior a 3 metros e são utilizadas em cargas leves, como residências, ou no caso de solo firme. Fazem parte deste tipo de fundação as sapatas (corrida ou associada), bloco, radier e viga de fundação.

E nas fundações profundas, a carga é transmitida ao terreno pela base, pela superfície lateral ou por ambas. São utilizadas em grandes projetos, como edifícios altos, que sofrem grandes esforços do vento e quando o solo só atinge a resistência suficiente em grandes profundidades, superior a 3 metros – salvo exceções. Os tipos mais comuns de fundações profundas são as estacas, tubulões e caixões.

Após ser determinado o tipo de fundação a ser utilizada, é importante investir em um concreto de qualidade para fazer essa estrutura. Ele pode ser feito na obra ou comprado pronto do caminhão betoneira, e sua fabricação deve contar com um cimento com alta resistência, solidez e secagem ultrarrápida, para assim garantir uma fundação firme e perfeita.